quinta-feira, 19 de março de 2009

Hepatite D

Daremos início hoje a Hepatite D

Agente Etiológico: é uma partícula viral híbrida com o HBsAg, mas não com DNA do vírus da Hepatite tipo B. É constituído por ácido ribonucleico, que por si só não consegue infectar o fígado; para replicar-se e expressar-se necessita da presença do vírus da hepatite do tipo B (VHB). Dependendo da situação do hospedeiro em relação ao vírus tipo B, pode haver co-infecção (hospedeiro suscetível ao VHB) ou super-infecção (hospedeiro portador crônico do VHB).

Reservatório: o homem. Experimentalmente pode-se transmitir esse vírus a chimpanzés infectados com o VHB, e marmotas infectadas pelo vírus da hepatite de marmotas.
Modo de Transmissão: semelhantes ao vírus da hepatite tipo B.
Distribuição e Letalidade: mundial, particularmente nas áreas onde há alta prevalência de infecção do vírus da hepatite tipo B. No Brasil, a região Amazônica, principalmente na parte ocidental, é que tem reportado o maior número de casos. Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro também têm notificado casos, que, entretanto, não são autóctones. Segundo a prevalência dos marcadores do VHD em portadores assintomáticos ou em casos de hepatite crônica B, a Amazônia brasileira é considerada de alta endemicidade para o VD por ter mais de 20% de anti-HD nos portadores assintomáticos e 90% ou mais nos casos de hepatite crônica. Mesmo nas áreas de alta endemicidade do VHB, a prevalência do vírus da hepatite D é variável em diferentes locais. A letalidade é mais elevada na superinfecção do que na co-infecção.

Aspectos Clínicos: desde a infecção assintomática às formas fulminantes, observadas principalmente nas superinfecções. Quanto à sintomatologia clínica, é semelhante à observada na infecção pelo vírus da hepatite A.
Vigilância Epidemiológica

Ver mesmo item para o vírus da hepatite B.

Notificação: ver mesmo item para o vírus da hepatite B.
Investigação Epidemiológica: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.
Fluxograma de Atendimento Médico: ver o mesmo item para o vírus da hepatite A.
Definição de Caso:
Suspeito Sintomático: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.
Suspeito Assintomático: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.

Agudo Confirmado: paciente que, na investigação sorológica, apresente os marcadores sorológicos para hepatite D, isto é, HBsAg, Anti-HDV IgM positivos.

Contato: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.

Portador: indivíduo que conserva o vírus tipo B/D por mais de 6 meses. Pode ser clinicamente sintomático ou assintomático, com aminotransferases "normais" ou aumentadas.

Suscetível: indivíduo que não possui anticorpos contra os vírus da hepatite B e D, capaz de protegê-lo da infecção, caso venha a entrar em contato com os agentes etiológicos.

NOTA: A suscetibilidade é específica para cada uma das etiologias, podendo um indivíduo ser suscetível ao vírus tipo A e não ser para o vírus tipo B.

Medidas a serem adotadas frente a um caso ou portador: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.
Conduta frente a um surto ou epidemia: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B.
Análise de dados: ver o mesmo item para o vírus da hepatite A.
Medidas de Controle

Ver o mesmo item para o vírus da hepatite A.

Em relação à fonte de infecção:
Indivíduos Infectados: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B. Os profissionais da área da saúde, ver o mesmo item para o vírus da hepatite B. Os portadores ver o mesmo item para o vírus da hepatite B. Aos usuários de drogas endovenosas, ver o mesmo item para o vírus da hepatite B. Os filhos de mães HBsAg positivo, ver o mesmo item para o vírus da hepatite B. Os pacientes com manifestações clínicas de hepatite viral aguda do tipo D, devem ser orientados para fazer acompanhamento na rede de assistência médica, usar preservativo de látex nas relações sexuais e vacinar seus contactantes suscetíveis após investigação epidemiológica contra o vírus da hepatite do tipo B.
Vacinação: ver o mesmo item para o vírus da hepatite B
(Fonte: Fundação Nacional de Saúde)
Fonte: Para mais informações: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/hepatites_abcde.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário